12 de agosto de 2009

Pink Floyd

Quase não preciso falar nada, pois eu sei que toda e qualquer pessoa já ouviu Pink Floyd uma vez na vida. Se essa não for a banda que eu mais curto (o que eu acho que é) com certeza ela está entre as 3 que mais gosto. Lembra no post do Oasis, em que eu falei de um estilo de música que é uma evolução brutal do Rock? Pois é, Pink Floyd se encontra nessa elite das bandas que compõe o Rock’n’Roll Britânico. A banda é conhecida pelo seu estilo progressivo clássico e, principalmente, pelos solos majestosos do guitarrista David Guilmore. Além desses fatores, contam também os shows esplêndidos que eles fizeram, com uma estrutura muito loca. Meu sonho é ir em um show do Pink Floyd, mas, infelizmente, eu nasci no Brasil e na geração funk/axé. Olha que vergonha...!

O nome da banda foi criado por Syd Barret em homenagem a Pink Anderson e Floyd Council. O Pink Floyd criou um dos discos mais bem sucedidos e muito loco, que ficou no Top 100 de mais vendidos por mais de 1 década. The Dark Side of the Moon é, até hoje, um dos mais vendidos, com 300 MILHOES de cópias! E continua vendendo. Eu, por exemplo, pretendo ter esse álbum como minha próxima aquisição.

A banda foi, originalmente, liderada pelo guitarrista Syd Barret, mas o mesmo ficou louco - literalmente - e foi internado em um hospício, deixando a liderança para Roger Waters. No lugar de Syd Barret, entrou David Guilmore. Foi nessa época que foram lançados os maiores sucessos da banda.

O último álbum lançado foi o The Final Cut. Reparem no nome... Muito tenso! No dia 2 de julho de 2005, Pink Floyd se reuniu pela última vez, para sua maior platéia, no Live 8. No dia 15 de setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, morrendo, com ele, qualquer expectativa de um retorno do grupo. No decorrer da carreira da banda, eles lançaram músicas incrivelmente lindas e boas como: Wish You Were Here, Wearing the Inside Out, Time, Another Brick in the Wall, Lost For Words, Keep Talking, dentre muitas outras! Fica o vídeo da que eu considero uma das melhores músicas: Confortably Numb, no Live 8.

Fato interessante: Após o lançamento de The Dark Side of the Moon, alguns críticos rotularam o Pink Floyd como Rock Espacial, uma coisa muito loca! Por mais bizarro que pareça, a banda achou que soou bem e resolveu adotar o estilo durante algum tempo, mas não durou muito.

Fato interessante²: Há uma história que circula desde que a banda escreveu o álbum The Dark Side of the Moon. Dizem que, se você botar o CD pra tocar em sincronia com o último rugido do leão no filme O Mágico de Oz, os dois se encaixam perfeitamente! Eu vi o vídeo e é uma verdade absurda! Apesar de todos falarem, a banda nega que eles tenham feito o disco em cima de O Mágico de Oz, e quer saber? Tem que negar mesmo. Até o fim! Deixar todos intrigados se perguntando se foi ou não foi. Ficam cinco vídeos explicativos sobre tais coincidências. É longo, mas é muito interessante!
Dica: bote todos juntos pra carregar, assim quando acabar de ver o primeiro, os outros ja estao completos.

Fato interessante³: O segundo solo da música Confortably Numb foi consagrado, por uma revista respeitada de Rock da Terra do Tio Sam (EUA), o melhor solo de ROCK de todos os tempos! O melhor não significa, necessariamente, o mais rápido ou o mais longo, mas sim aquele melhor de ouvir, aquele que você ouve cada nota em individual e dá vontade de estar no show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário